Cartilha de Transparência – UFSC
Portal da Transparência da UFSC
O Portal da Transparência é a principal plataforma onde a UFSC divulga dados sobre sua gestão, permitindo que a comunidade acadêmica e a sociedade acompanhem a aplicação dos recursos públicos por ela administrado. Nele, é possível encontrar informações sobre orçamento, receitas, despesas, contratos, convênios e dados de servidores. Também é possível acessar informações detalhadas por meio do Portal da Transparência do Governo Federal.
Serviços de Informação ao Cidadão (SIC)
Para solicitações específicas de informações não disponíveis no Portal da Transparência, a UFSC mantém o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Qualquer pessoa pode requerer dados adicionais, conforme assegurado pela Lei de Acesso à Informação.
Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
Como realizar um pedido de informação:
- Acesse a plataforma Fala.BR pelo falabr.cgu.gov.br;
- Entre com sua conta Gov.BR;
- Clique em “Novo Pedido de Acesso à Informação”; e
- Envie o pedido e anote o número de protocolo gerado para acompanhar o seu andamento.
Dicas para um pedido eficiente:
- Veja se a informação desejada já está disponível antes de fazer a solicitação;
- Seja claro e específico no seu pedido.
Observatório UFSC
A UFSC disponibiliza um Observatório, onde informações institucionais são apresentadas em tempo real, promovendo transparência e acesso aos dados da universidade.
Informações sobre Servidores
Dados referentes aos servidores da UFSC, como cargos, funções e lotações, podem ser consultados nos seguintes links:
Receitas e Despesas
Informações detalhadas sobre previsão, arrecadação de receitas e execução orçamentária estão disponíveis nos seguintes portais:
Relatórios de Gestão e Plano de Dados Abertos
A UFSC disponibiliza relatórios que detalham as ações institucionais e promovem a transparência ativa:
Ouvidoria e Carta de Serviços ao Cidadão
A Ouvidoria da UFSC é um canal de comunicação entre a comunidade e a instituição, recebendo sugestões, reclamações, elogios e denúncias.
Ouvidoria
Telefone: (48) 3721-9955;
E-mail: ouvidoria@contato.ufsc.br.
A Carta de Serviços ao Cidadão apresenta os serviços oferecidos pela universidade e seus compromissos com a transparência.
Canais de Contato e Atendimento
Para esclarecimentos adicionais ou em caso de dificuldades no acesso às informações, a UFSC disponibiliza os seguintes canais:
- E-mail: acessoainformacao@contato.ufsc.br;
- Telefone: (48) 3721-4623; e
- Atendimento presencial: das 08h às 12h e das 13h às 17h, no hall da Reitoria I da UFSC, junto à Ouvidoria (campus do bairro Trindade, em Florianópolis, SC).