Cartilha de Transparência – UFSC

Portal da Transparência da UFSC

O Portal da Transparência é a principal plataforma onde a UFSC divulga dados sobre sua gestão, permitindo que a comunidade acadêmica e a sociedade acompanhem a aplicação dos recursos públicos por ela administrado. Nele, é possível encontrar informações sobre orçamento, receitas, despesas, contratos, convênios e dados de servidores. Também é possível acessar informações detalhadas por meio do Portal da Transparência do Governo Federal.

Portal da Transparência da UFSC

Portal da Transparência do Governo Federal

Serviços de Informação ao Cidadão (SIC)

Para solicitações específicas de informações não disponíveis no Portal da Transparência, a UFSC mantém o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Qualquer pessoa pode requerer dados adicionais, conforme assegurado pela Lei de Acesso à Informação.

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

Como realizar um pedido de informação:

  1. Acesse a plataforma Fala.BR pelo falabr.cgu.gov.br;
  2. Entre com sua conta Gov.BR;
  3. Clique em “Novo Pedido de Acesso à Informação”; e
  4. Envie o pedido e anote o número de protocolo gerado para acompanhar o seu andamento.

Dicas para um pedido eficiente:

  • Veja se a informação desejada já está disponível antes de fazer a solicitação;
  • Seja claro e específico no seu pedido.
Observatório UFSC

A UFSC disponibiliza um Observatório, onde informações institucionais são apresentadas em tempo real, promovendo transparência e acesso aos dados da universidade.

Observatório

Informações sobre Servidores

Dados referentes aos servidores da UFSC, como cargos, funções e lotações, podem ser consultados nos seguintes links:

Gestão de Pessoas da UFSC

Portal da Transparência do Governo Federal

Receitas e Despesas

Informações detalhadas sobre previsão, arrecadação de receitas e execução orçamentária estão disponíveis nos seguintes portais:

Execução Orçamentária

Portal da Transparência do Governo Federal

Relatórios de Gestão e Plano de Dados Abertos

A UFSC disponibiliza relatórios que detalham as ações institucionais e promovem a transparência ativa:

Relatórios de Gestão

Plano de Dados Abertos

Ouvidoria e Carta de Serviços ao Cidadão

A Ouvidoria da UFSC é um canal de comunicação entre a comunidade e a instituição, recebendo sugestões, reclamações, elogios e denúncias.

Ouvidoria
Telefone: (48) 3721-9955;
E-mail: ouvidoria@contato.ufsc.br.

A Carta de Serviços ao Cidadão apresenta os serviços oferecidos pela universidade e seus compromissos com a transparência.

Carta de Serviços ao Cidadão

Canais de Contato e Atendimento

Para esclarecimentos adicionais ou em caso de dificuldades no acesso às informações, a UFSC disponibiliza os seguintes canais:

  • E-mail: acessoainformacao@contato.ufsc.br;
  • Telefone: (48) 3721-4623; e
  • Atendimento presencial: das 08h às 12h e das 13h às 17h, no hall da Reitoria I da UFSC, junto à Ouvidoria (campus do bairro Trindade, em Florianópolis, SC).